![]() |
| imagem da internet |
Existe um crescente movimento que defende uma educação ética e de melhor qualidade nas áreas das ciências biológicas e da saúde.
Nesta nova proposta, estudantes aprendem através de uma combinação de variados métodos e abordagens, que vão de um modelo à uma simulação computadorizada, ou auto-experimentação nos próprios estudantes ou em suas (seus) colegas.
Para a experiência direta com animais, os estudantes observam os animais vivos, intervêm positivamente em animais doentes, e utilizam os corpos daqueles que morreram naturalmente.
Dissecando a Tradição Negativa
O método tradicional que emprega animais no ensino causa sofrimento e morte a milhões de animais a cada ano. Ele ensina o desrespeito à vida porque os animais são considerados como objetos descartáveis.
Embora a maioria dos estudantes nunca utilizarão animais em suas carreiras futuras, eles são encorajados ou coagidos a praticar a dissecção e a vivissecção e a conduzir, às vezes, experimentos muito dolorosos, contrariamente às suas crenças éticas.
Alguns estudantes são forçados a trocar de curso ou a sair da universidade porque os cursos foram elaborados de forma fechada, e não oferecem a escolha por métodos e abordagens substitutivos.
Outros ainda acreditam ser mais fácil abandonar o criticismo, perdendo, assim, uma saudável atitude científica e permitindo a subjugação de sua ética. Isto perpetua o problema e dessensibiliza os estudantes aos importantes valores de responsabilidade pessoal e respeito à vida.
As profissões perdem muitas pessoas que insistem em manter juntas a ciência e uma ética coerente ao respeito à vida.
Transformando a Tradição
A evidência de outras universidades é clara: estudantes podem e completam suas graduações sem qualquer violação de suas liberdades de consciência e sem prejudicar qualquer animal.
Então, como professores, estudantes, ativistas e legisladores, devemos trabalhar para a harmonia com tais práticas positivas, contestando e abandonando a tradição negativa e apoiando o crescente movimento em direção à uma educação científica, e consequentemente a uma ciência, mais humanitária e responsável.
A 1Rnet oferece apoio prático aos professores para a substituição do uso prejudicial de animais, através de métodos substitutivos diversos.
Também encorajamos estudantes a defenderem seus direitos de liberdade de consciência e a demandarem um sistema de ensino humanitário de alta qualidade.

Nenhum comentário:
Postar um comentário